Como criar um pen drive bootável do Linux no Windows com o Rufus

É um dos melhores e mais populares programas para se criar pen drives bootáveis no Windows e com uma interface simples e fácil de se utilizar o Rufus não necessita de instalação. Pois o executável tem menos de 1MB e é de código aberto, distribuído sob a licença GPL versão 3.

Conheça um pouco mais sobre o Rufus e todas as suas funcionalidades e fazer o download, acesse: https://rufus.akeo.ie. Então vamos então ao passo a passo!

Configurando o Rufus:

1 – Selecione o pendrive (no meu caso, utilizando um da SanDisk de 8GB. Assim recomendo que desconecte todos os outros do computador, deixando somente o que irá utilizar (obviamente).

2 – Em Tipo de partição e do sistema de destino poderá deixar selecionado a opção padrão (Partição MBR para BIOS ou UEFI). Então caso o seu computador ou notebook tem UEFI escolha a opção Partição GPT para UEFI como na imagem abaixo:

3 – Em Criar disco inicializável com selecione a opção Imagem ISO.

4 – Clique no local indicado para selecionar a ISO da distribuição Linux que irá gravar no pen drive (no meu caso, utilizando uma ISO Ubuntu 16.04 64 bits):


Gravando no pen drive:

a) Não é necessário fazer nenhum outro ajuste, além dos citados acima. Feito isso, clique em Iniciar:

b) Dependendo da ISO que irá utilizar, será necessário baixar alguns arquivos para realizar o processo de gravação no pen drive, clique em “Sim” para continuar:

c) Será exibido duas opções de gravação da ISO. Selecione então a opção padrão recomendada pelo mesmo (Gravar no modo Imagem ISO) em seguida selecione OK para iniciar.

Caso tenha algum problema ao dar boot no seu computador você pode tentar criar novamente o pen drive inicializável, desta vez selecionando a opção Gravar no modo Imagem DD:

d) Exibirá um aviso para você confirmar a criação do pen drive inicializável, clique em OK para continuar:

e) Agora é só aguardar o processo, o que não deve demorar muito:


Finalizando a gravação:

O pen drive inicializável está criado, basta fechar a janela do Rufus:

Feito isso, reinicie o seu computador com o pen drive espetado para testar ou instalar o seu Linux. Talvez seja necessário alterar as opções de boot no Setup do BIOS da sua máquina para iniciar primeiro pelo pen drive.

Créditos: www.blogopcaolinux.com.br