Xampp no Ubuntu – Configurar o acesso FTP

O XAMPP inclui proFTPD , um servidor FTP de código aberto. Isso facilita a transferência de arquivos para e de um ambiente XAMPP usando FTP.

Para ilustrar, suponha que você tenha um script PHP simples chamado example.php no diretório inicial que contém o seguinte código, que deseja transferir para o servidor XAMPP.

<! – example.php ->
</ head>

<? Php echo “Olá. Hoje é”. Data (‘l’); ?>. </ H2>
</ Body>
</ Html>
Para transferir arquivos através do servidor proFTPD, primeiro você precisa configurar as regras de acesso FTP. Siga esses passos.

Abra um novo terminal Linux e assegure-se de estar logado como root ou acesse o root com o comando:

$sudo su

Crie um novo grupo chamado ftp . Este grupo conterá as contas de usuário autorizadas a carregar arquivos via FTP:

#Groupadd ftp


Adicione sua conta (neste exemplo, carlos ) ao novo grupo. Adicione outros usuários, se necessário.

#Usermod -a -G ftp carlos


Altere a propriedade e as permissões do diretório htdocs / subdiretório do diretório de instalação XAMPP (normalmente, / opt / lampp ) para que ele seja gravável pelo novo grupo ftp :

#Cd / opt / lampp
#Chown root.ftp htdocs
#Chmod 775 htdocs

Se você estiver usando o XAMPP em um cenário de usuário único e só haverá um usuário transferindo arquivos via FTP, você pode ignorar a criação de um novo grupo e, em vez disso, simplesmente transferir a propriedade completa do diretório htdocs / para esse usuário. Para fazer isso, use um comando como chown susan.susan htdocs .
Verifique se o proFTPD está sendo executado no painel de controle do XAMPP.


Agora você pode transferir arquivos para o servidor XAMPP usando as etapas abaixo:

Inicie um cliente de FTP e insira os detalhes da conexão conforme abaixo.

Se você estiver se conectando ao servidor do mesmo sistema, use “127.0.0.1” como o endereço do host. Se você estiver se conectando de um sistema diferente, use o nome do host da rede ou o endereço IP do servidor XAMPP.

Use “21” como a porta.

Digite seu nome de usuário e senha do Linux como suas credenciais de FTP.

Seu cliente de FTP agora deve se conectar ao servidor e digite o diretório / opt / lampp / htdocs / , que é a raiz do documento do servidor Web padrão.

Transfira o arquivo do seu diretório inicial para o servidor usando convenções de transferência de FTP normais. Se você estiver usando um cliente FTP gráfico, geralmente você pode arrastar e soltar o arquivo de um diretório para o outro. Se você estiver usando um cliente FTP de linha de comando, você pode usar o comando FTP PUT.


Uma vez que o arquivo seja transferido com sucesso, você poderá vê-lo em ação navegando para http: //localhost/example.php  e pronto.